Menu de páginas
TwitterFacebook
Menu de categorias

Publicado em quinta, 19 setembro 2013 em Notícias

Prática de yoga pode reduzir distúrbio do sono em pacientes com câncer

Dentre os pacientes com câncer, estima-se que de 30 a 90% tenham algum problema para dormir, inclusive após finalizar o tratamento.
Este distúrbio pode ser severo a ponto de aumentar risco de morte. Intervenções, como realização de exercícios físicos, são recomendados em conjunto com mudanças no estilo de vida, alimentação e medicamentos.

yoga

Para melhorar a qualidade de vida neste grupo de pacientes, a prática de yoga é apontada como uma excelente forma para amenizar os efeitos colaterais, e até reduzir a necessidade do uso de medicamento para dormir.

Um recente estudo publicado no Journal of Clinical Oncology avaliou 410 pacientes com desordens do sono após tratamento oncológico. Os resultados concluíram que, além das medidas convencionais de tratamento,  a prática de yoga envolvendo exercícios de respiração, postura e meditação  é uma forma favorável para controle de distúrbios de sono na população avaliada.

Os pesquisadores da Universidade de Rochester nos Estados Unidos, concluíram que esta prática, como outras alternativas que devem ser estudadas e experimentadas, é muito bem-vinda e válida para otimizar a qualidade de vida, meta que não pode ser esquecida nunca, enfatizam.